Medíocres e Patéticas Pessoas

Medíocres e Patéticas Pessoas

quinta-feira, maio 18, 2017

Ser mãe

Agora uma nova fase da minha vida se iniciou. Sou mãe, não de um rapaz, mas de dois. 
Claro que todos assumem que ser mãe de segunda viagem é mais fácil; já se tem a experiência do filho mais velho... 
mas lamento não é mais fácil! 
Primeiro porque não se tem tanto tempo para desfrutar do membro mais recente. O filho mais velho também precisa de nós e de atenção. Uns mais que outros. No meu caso, nem me posso queixar muito, apesar de por vezes haver situações mais complicadas: 5 da manhã, bebe chama por mim, tem fome e quer mamar. Levanto-me e começo a alimentar o rapaz. 5:05, filho mais velho acorda de um pesadelo e grita por mim...  como é que eu podia parar de alimentar um para socorrer o outro?... por isso não, não é mais fácil. Teve de ir o pai atender o pânico de que a cama iria cair e eu a sentir-me mal porque não consegui atender aos dois ao mesmo tempo. E pela primeira vez não fui eu a tranquilizar a minha cria mais velha.
Isto será um pequeno exemplo. E como disse nem me posso queixar muito, porque o rapaz mais velho já tem 6 anos e, como sempre quis um irmão, não tem cenas de ciúmes, nem busca constantemente atenção. Até tenta ajudar a tomar conta dele. 

Mas é uma criança. Um miúdo que se gruda muito à minha saia (confesso que adoro esta nossa dependência mútua - mas isso já são histórias para outro post). Assim é normal que me venha dar beijos, quando estou a dar de mamar. Que me puxe o braço pra lhe dar atenção, se troco a fralda. Que se meta à frente do irmão, quando falamos no skype com a família  e tantas outras pequeninas coisas que se nota que precisa da nossa atenção.

Depois há toda uma alteração no dia a dia. Levar o filho mais velho demora um pouco mais, porque não se tem de preparar um miúdo só, são dois agora. Vestir um, dizer mil vezes ao mais velho que se vista e em desespero, acabar por sermos nós a vestir o mais velho também.
Trocar fraldas a um, dar de mamar. Preparar o lanche da escola. Preparar o pequeno almoço. Preparar o meu pequeno almoço. Vestir-me à pressa e nalgumas vezes sem sequer me pentear...  E tudo isto em modo robô porque levantar durante a noite é agora o lema da minha vida...
Ah e no meio disto tudo os cães têm de fazer as suas necessidades e ser alimentados. 
O mais estranho é que apesar disto tudo ainda não perdi o peso todo da gravidez... 😂😂

Depois para além de tudo isto, quando passa muito tempo, como no meu caso, nós mães, sem ser por mal, esquecermo-nos um pouco do que era tomar conta de um bebe. Vamo-nos lembrando conforme fazemos as coisas. E, ao contrário do que muitos me diziam, o segundo nós deixamos de ter tantas preocupações como do primeiro. Não é bem assim. Por ter tido o mais velho há seis anos, era mais nova e não tinha tantos problemas como agora. Fazia viagens grandes de horas de carro com o pequeno nos primeiros meses. Este Ainda não saiu da Suíça! Também quando sair fará uma viagem Ainda maior mas pronto... 
E depois, apesar de já termos tido um filho. Todos nós somos diferentes. Os bebes são diferentes. Têm necessidades diferentes e comportamentos diferentes e, nós mães temos de nos adaptar e aprender com eles tudo de novo. 
Por isso ser mãe de segunda viagem não é mais fácil, nem digo que será mais difícil. Depende de caso para caso. Mas diria que é tão cansativo como ser mãe de primeira viagem, assim como é tão gratificante e transformador. 

Por isso enganem-se as mães que vão para o segundo filho, que a coisa é mais fácil. A gravidez será diferente. O parto também e não necessariamente sempre mais fácil como dizem. A recuperação é diferente também. Vão haver mais despesas agora. A dobrar. E o novo bebe que trouxeram ao mundo, também é diferente e vai precisar de vocês de maneira diferente a par com a criança que vocês já tão bem conhecem!

Mas vale tudo a pena quando se ouve "és a minha mãe preferida; gosto muito de ti até ao gigante e depois" e ao mesmo tempo um bebe que nem quase segura a cabeça solta um sorriso gigante para não te sentires mal com as noites mal dormidas! 
Isto sim é amor. Isto sim é viver a vida e, apesar de cansada e com alguns problemas, valerá bem a pena! 

Sem comentários: