Medíocres e Patéticas Pessoas

Medíocres e Patéticas Pessoas

quinta-feira, setembro 01, 2016

Competição entre pais ao mais alto nível!

Pois é! Ontem foi a reunião de Pais na escola do Diogo. A primeira deste segundo ano de pré escola. Foi engraçado ver de novo a mesma história do que vão fazer com os nossos filhos. Afinal já é o segundo ano que ele lá está. Não vai ser muito diferente do anterior. Até os peluches são os mesmos.
Só há algumas novidades. Agora existe a cadeira da tristeza. Quando a criança se sente deprimida por algum motivo, pode-se sentar na cadeira e tem direito a lencinhos para limpar o muco e as lágrimas, bem como a um saquinho com cheiro a laranja, diz que é para acalmar.
Nunca experimentei essa. A próxima vez que chorar vou inalar laranja até ficar contente de novo....

Anyway. Até aqui tudo engraçado, mas depois chega aquela parte engraçada, em que os Pais têm de apresentar os filhos. Quem eles são e o que gostam de fazer. São todos filhos perfeitos que aforam o ar livre e brincam Horas a fim na rua de bicicleta e com os amigos. Eu até acreditava que isso seria assim o tempo todo, não fosse estarmos na Suiça e aqui chover muito mais do que haver dias em que possam estar na rua a brincar com os amigos.

Mas se calhar nao se importam que os filhos andem a chafurdar na lama cheios de frio. A mentalidade aqui é outra. Eu é que sou estranhamente a única mãe que diz: O meu filho o que mais gosta é do tablet. Ele adora brincar na rua, mas desde que não haja nada electrónico perto, porque senao ele vai preferir isso. E até na rua, ele prefere perseguir os Pokémons do que molhar os sapatos nas possas de água!

Aqui já todos me olharam de lado. Quem mãe horrivel, o filho utiliza o tablet!!! que Horror. Acredito seriamente que sou a única! A única que nao tem medo de admitir que o filho utiliza as Novas tecnologias. E que esse é um bom Babysitter durante o tempo em que preparo o jantar e não posso brincar com o pequeno. Que me julguem não há problema. O meu graças a isso, sabe para além do alemão e da sua lingua materna, inglês! Não só palavras soltas. Frases inteiras! Tudo com Peso e medida e bem utilizado serve de ferramenta de aprendizagem!

Mas enfim... Aqui só começou a pequena competição do "o meu filho é melhor que o teu!" e "eu sou melhor pai/mãe que tu"!

A parte Boa da noite foi quando a professora mostrou a esquina dos brilhantes, colas, marcadores, estrelinhas, folhas e tantos outros motivos de decoração e soltou a frase: "está na altura dos trabalhos manuais"!
Até me teria rido, se o meu filho estivesse ao meu lado e eu soubesse que só teria de o ajudar. Ou se eu estivesse em casa com o meu copo de vinho (que Agora por estar grávida, nem posso segurar) a pintar ou desenhar com o rapaz para seu entretém, ao som de músicas infantis intervaladas com música adulta para não perder o juízo a meio da pintura!

Mas não... Como disse... reunião de Pais. Filhos não são permitidos! Como não temos ama, nem familiar nenhum por estes lados, o meu marido voltou a livrar-se da seca! Mas o ano anterior não tinha havido Destas coisas... Foi uma inovação, a qual não encontrei sentido nenhum. Pintar, colar desenhar Sem crianças por perto?

Mas à medida que fui vendo a reação dos Pais e o empenho nas suas obras primas percebi o sentido: Competição!

No mundo andamos sempre a competir e até os nossos filhos passam a ser motivo disso. Bem eu recuso-me a participar nesse esquema.
Coitado do pequeno quando vir a caixa que a mãe, que sempre tirou más Notas a trabalhos manuais, lhe deixou lá esbaforida com meia dúzia de brilhantes que sobraram dos Pais profissionais. Com uma espiral de duas cores, porque a tinta da primeira caneta acabou e só duas folhitas para dizer que gosta do ar livre!
E mesmo isso nem sabem o trabalho que me deu a colar. Fiquei cheia de brilhantes e Cola na roupa.

Enquanto eu me debatia entre colar os dedos e as estrelinhas, ouvia Pais dizerem: "pega aqueles brilhantes, os outros têm mais. O nosso é muito minimalista!"; "eu preciso de cor de rosa, a minha filha adora cor de rosa. consegui cor de rosa, Agora os diamantes para a princesa, tem de ficar perfeito"; "O que escreveste na tua caixa? - enquanto no cérebro só soava ah eu vou escrever melhor que tu! a minha caixa é melhor!"....

Rídiculo. Era suposto ser uma prenda dos Pais para os filhos, mas acabou por mostrar o que realmente os Pais pensam uns dos outros, enquanto na porta da escola esperam pelos seus filhos. Os sorrisos escondem sempre a ideia de que são sempre melhores e os seus filhos também!

Claro que o meu filho é o melhor para mim. Mas sei que ele não é o melhor de todos e nem tem de ser. Ele só tem de ser o melhor para ele próprio. É isso que para mim importa! Não se ele consegue cantar melhor que outro, ou se ele vai tirar melhores Notas que os outros, se vai ser doutor ou não.

Sim quero que tire boas Notas, mas por ele mesmo. Para ele conseguir ter as bases que necessita para a vida dele. Não para ser melhor que o vizinho do lado. O importante para mim é que tenha carácter suficiente para tanto ajudar o vizinho a ser melhor, como para elogiá-lo quando o outro é melhor!

Sem comentários: